domingo, 30 de dezembro de 2012

4º Dia – de Santa Maria –RS a Durazno no Uruguai.

KM Total - 2583
KM Rodados no  dia – 557
          Nossa Aventura já é internacional, estamos no Uruguai.
         O dia foi perfeito.  Acordamos cedo  e tomamos nosso café.
         O três “guris” foram bater perna na rua, ir a banco, cortar cabelo, etc.   Sérgio foi para oficina acompanhar a montagem de sua moto,  e eu,  redigir o blog de ontém,  que postamos pela manhã.

Esta é a tradicional foto da partida.

Saímos já eram 13 h, e para ganhar tempo decidimos abastecer depois de rodar mais uns 50 km, pois assim faríamos também um lanche, considerando que o último abastecimento havia ocorrido a 200 km atrás, tínhamos uma margem de segurança, pois a autonomia gira em torno de 300 km.
       Pasmem, rodamos de Santa Maria até Rosário do Sul, cerca de 140 km sem encontrar um posto sequer no caminho. Todas as motos entraram para a reserva. Abastecemos com 340 km rodados e a minha moto já começava a falhar.

OBS de retificação:  A moto de Sérgio não passou sufoco. Havia andado cerca de 70 km na carroceria do carro guincho.  (Depois “dizem por aí” que são as minhas motos que não podem ver uma carroceria de guincho que pulam pra cima....).

Chegamos na fronteira com o Uruguai com uma preocupação. Estávamos num sábado e precisávamos fazer o obrigatório seguro “CARTA VERDE”. A todos que perguntávamos sobre um posto de venda do seguro respondiam que só  em dia útil.

Saímos caminhando e apareceu um "tramitador” que nos levou a uma loja que tinha o telefone celular do corretor preso no vidro e o assunto foi resolvido ao custo de R$ 216,00 cada moto, com prazo de validade para 30 dias.

MICO DO DIA:  Depois de uma votação no grupo, ficou decidida a divulgação. Na caminhada em busca do seguro, Zézinho tropeçou num “gelo baiano”  e caiu, inicialmente apoiando as mãos no chão, depois a mão escorregou na areia e foi de barriga, como se pula em uma piscina.
           Sabem o que foi mais engraçado ? Foi a velocidade em que ele levantou.  Ele sabia muito  bem com quem estava andando,  e em frações de segundos já haviam três “amigos”, me incluo nessa, tentando sacar suas câmeras.
          Resumo,  não temos fotos da aterrissagem.

Feito o seguro, seguimos para a aduana uruguaia.  E o “tramitador” pedalando sua bike atrás. Ele disse que era só fazer uma “vaquinha” e dar uma gorjeta que estava bom.
          Lá foi tudo muito rápido. O pior foi ver o servidor público uruguaio  pedindo uma gorjeta para melhorar a sua festa de fim de ano. Isso depois de ameaçar recusar minha cédula de identidade alegando que a plastificação estava descolando.
          Enquanto nos arrumávamos para partir,  demos a “gorjeta” de R$ 20,00 ao tramitador que reclamou feito porco amarrado. Munhecas, miseráveis, etc. foi apenas parte do discurso.
          Antes que algum querido leitor faça coro com o tramitador, cabe informar que vimos ele recebendo,  do Corretor de Seguros,  a sua comissão  por levar ao escritório os cinco clientes.

Mapas na mão, pois o GPS não estava eficiente,  la fomos nós, depois da parada burocrática de duas horas e meia aproximadamente.

Estradas maravilhosas, seguimos pela Rota 5 em direção a Montevidéo, tarde linda e expectativa de escurecer às 21 hs.

Decidimos tirar o atraso da saída e pilotar até escurecer.   Foi a melhor tarde de pilotagem até agora, e a velocidade andava na casa dos 140 km por hora.  É claro que a estrada estava deserta e sem policiamento.

Pousamos em Durazno, cidade linda e pacata, cheia de gente na rua, pois era um sábado à noite. A cidade impressiona pela quantidade de arvores nas ruas, parecem ser uma a cada 10 metros.

Saímos para jantar e tomar uma cerveja uruguaia, caminhar na praça e depois tomar um ‘HELADO’.

Até amanhã,  não vamos sair tão cedo, dada a possibilidade de viajar até mais tarde, pelo horário que escurece por aquí.

1. É isso ai.
    Só curti a paisagem e pé na tábua

1. Obrigado, estamos curtindo.

Valeu pela companhia virtual.

2. Muito bom guris! Vocês passaram pelo trecho mais bonito da Ruta 5, de Rivera até uns 30 Km depois de Tacuarembó. Quanto ao seguro Carta Verde, é caro mesmo, e convém comprar "em casa", antes de sair, para não cair na mão de um “tramitador”. Alias, quem estiver na Fronteira da Paz (S.Livramento/Rivera) e precisar de ajuda, pode me ligar (55 99354273 ou +598 94771450).
    Opções à Carta Verde: O Banco de Seguros del Estado (BSE) vende um Seguro Turista válido para o Uruguai. E na Argentina se compra Carta Verde deles por quase nada (50 pesos argentinos, uns R$ 20), MAS os horário comercial na Argentina (dias úteis) é das 8 as 12 e das 16 as 20.

3. Valeu amigo. Pena que não tivemos seu contato antes, mas fica a dica para quem for viajar.
    Abraços e vamos conosco.

4. Muito legal, estamos acompanhando todos os dias os relatos, rindo muito e torcendo por vocês. Abraços e fiquem com Deus!!!!