domingo, 30 de dezembro de 2012

5º Dia – de Durazno no Uruguai à Gualeguaychu na Argentina.

KM Total - 2860
KM Rodados no  dia – 277
          Cruzamos a fronteira da Argentina, e o dia foi bem confuso. Dá pra ver pela km rodada no dia.
          Saímos do hotel por volta das 9.30 h, depois de postar o blog. Temos duas fotos, uma a da saída do hotel e outra que mostra como a cidade de Durazno é arborizada. Ontem falei de uma árvore a cada 10 metros e hoje retifico para uma a cada 5 metros. Confiram na foto.


Mico do dia: Pois é... logo cedo.   Seguimos pela Rota 14 em direção a fronteira e ao passarmos por Trinidad, vimos um quartel do exército que ocupava uma fortaleza da época colonial, decidimos parar para uma foto.
            Eis que um certo fisioterapeuta que tem dois filhos, novamente para não falar o  nome,tropeça nas próprias pernas e cai entre a moto e o meio fio. O quartel inteiro que saiu para ver o que acontecia, não sabia se olhava para Otávio ou para as motos.  

           Tivemos que acionar o segundo fisioterapeuta, menos atrapalhado, que logo providenciou uma “mandinga brava” com uma certa fita azul, que acabou evitando que o pé do outro tivesse um edema sério.


             Brincadeiras a parte, a torção foi séria e com suspeita de lesão do ligamento.  O cara viajou evitando movimentar o tornozelo e a noite ficou de molho no gelo.  Não se preocupem, o cara é forte e disse que termina a viagem nem que seja de muleta.
              Depois do acontecido, tiramos uma foto no tal Castelo.

               Seguimos pela mesma Rota 14 para depois descobrirmos  que no meio do trecho acabava a pavimentação com asfalto, e ela virava uma estrada vicinal. Perdemos uns 30 km,  mas achamos um novo caminho seguindo pela Rota 3 e depois pela 20 até chegarmos a fronteira em Fray Bento.
                Lá, mais atrapalho. Num domingo, de sol, e em pleno feriadão de fim de ano, até fiscal de fronteira mata o serviço e a fila era gigantesca.

              Zé Amaro e Otávio aproveitaram para fazer umas comprinhas no FREE SHOPING. Os caras devem ser muito bons de arrumar bagagem. A minha bagagem não da para comprar nem bolachas para comer na viagem.


             Fomos liberados para passar, ai pegamos as motos e fomos para a Ponte Internacional, que é linda.  Mais problemas. Havia um pedágio que tinha que ser pago ou com Pesos Argentinos ou Uruguaios, e nos tínhamos Dólares ou Reais. Lá fomos nós de volta para procurar um cambista e aprender a planejar melhor.







             Ufa.... atravessamos mas os problemas continuaram. Eram 15 h e estávamos quase desmaiando de fome.  A primeira cidade depois da ponte era Gualeguaychu e a 32 km da fronteira. Fomos direto a uma loja de conveniência de um posto e lá não aceitavam cartões de crédito, só no débito o que não era possível no nosso caso.
            Plano B – Fomos  a um Carrefour que vimos na passagem, pois lá, segundo um fdp de um informante, encontraríamos caixa eletrônico de bancos e lanchonetes.  Não tinha nem uma coisa nem outra.
           Assumimos que sem dinheiro não dava para continuar e fomos para o centro da cidade. Lá fizemos os saques e seguimos para um bom restaurante que vimos no caminho.  Mais uma vez deu zebra, nem descemos das motos e o porteiro nos avisou que já havia encerrado as atividades para o almoço.
            Bem, quando é assim, não adianta insistir. Decidimos ir para a orla do rio e procurar um bom restaurante para almoçar, dignamente, e depois pousar por aqui mesmo.  Botar o cansaço em dia e fazer uma reunião de planejamento do trecho que falta para a Cidade de El Calafate, onde nos encontraremos no dia 03/01 com Gisele, Bárbara e Jaqueline.


            Gostaria de chamar a atenção de todos que a nossa reunião foi regada a água mineral, como pode ser visto na foto, diferentemente do que alguns já devem estar imaginando... cervejada na beira do rio, etc. e tal.

             Terminados os trabalhos, Sérgio, Dudu e Zé Amaro, saíram para jantar. Eu fiquei fazendo o blog e Otávio mergulhado no gelo. Depois pedimos uma pizza no próprio hotel.
            Amanha falo da pauta da reunião e de nossas novas metas de estrada.

7 comentários:

  1. Acidentes de percuso acontem, mas n o final tudo vai certo.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,
    Li o relato sobre a carta verde.
    Moro em Santana do Livramento e uma pena que eu não sabia sobre a viagem de vocês, pois não deixaria gastarem tanto por uma carta verde. No Uruguai e na Argentina são bem mais baratas.
    Bueno, fica para a proxima vez.
    Meu nome é Marcirio, dia 11 de janeiro estarei saindo para o Usuhaia. Meu blog é: www.blogdomarcirio.blogspot.com
    Meu e-mail: marcirioemilio@bol.com.br . Guardem este e-mail para quando cruzarem novamente por esta fronteira. Boa viagem.

    ResponderExcluir
  3. Calculem as rotas também por este site, que é argentino: http://www.ruta0.com/1.aspx

    Alias, se tivessem me perguntado eu teria dito para vocês as Rutas certas para a fronteira Fray Bentos/Gualeguaychú.

    Na volta entrem por Concepción del Uruguay/Paysandú e sigam as rutas 3 (por 32 Km) e 26 (por 193 Km), e abasteçam antes, pois não há postos na ruta 26 até Tacuarembó.

    Se quiserem, entrem em contato pelo email que passo as rotas que acabei de traçar para o Ushuaia (incluindo El Calafate e Puerto Pirámides).

    Para os que não sabem, moro na fronteira S.Livramento(BR)/Rivera(UY), mantenho o blog motofronteira.blogspot.com e meus telefones são...
    BR: (55) 99354273
    UY: 094771450

    ResponderExcluir
  4. Padrinho, como sempre não poderia deixar de acompanhar via blog mais uma aventura de vocês. A sua postagem é fantástica, às vezes damos muitas risadas e outras ficamos bem preocupados. Bem como diz Pedro Bial, estamos sempre dando uma espiadinha... Eu e Wilsa, desejamos a vocês, um feliz ano novo, de muito sucesso e realizações. E que 2013 vocês possam nos abrilhantar com muitas e muitas aventuras, pois tenho muito orgulho de ter você e Sérgio como meus padrinhos e fazermos parte do Moto Club de Campos.
    Fala com Sérgio, para ele usar os óculos, pois um buraco daquele tamanho, até cego enxergar.
    Há, fala com Otavio, para ele procurar uma rezadeira.
    Fiquem sempre com Deus!!!
    Abraços......

    Renato e Wilsa

    ResponderExcluir
  5. Amigos queridos, que legal que está indo tudo numa boa.....ré ré ré. ah! estou viajando junto com estes relatos do Marcos. abração

    ResponderExcluir
  6. Rapazida, bacana que tudo vai indo bem com a viagem. Esses pequenos contratempos fazem parte para vcs terem histórias para contar. Melhoras para o Zézinho. Abraço.

    ResponderExcluir