domingo, 6 de janeiro de 2013

12 Dia – de El Calafate na Argentina a Punta Arenas - Chile


KM Total – 6.679

KM Rodados no  dia – 599  

          Oi pessoal

          Nossa expedição chega ao Chile, que é o quarto pais em nosso trajeto.

          Não saímos muito cedo pois todos estavam mortos de tão cansados de caminhar no gelo.  Tomamos um café da manhã com toda a calma.



                                          Fizemos a tradicional foto de saída, na porta do hotel.


            Preocupados com a possibilidade de faltar combustíveis nos postos pelo caminho, o que segundo relatos não é incomum, decidimos entrar na cidade, nosso hotel é na saída dela, para abastecer.
Foto do abastecimento saída

           O céu esta lindo, azul e com poucas nuvens, contrastando com a chuva do dia anterior, porém logo que pegamos a estrada quase congelamos; a temperatura baixou para 6,5 graus Celsius. Como já dissemos, segundo especialistas, pilotando a sensação térmica é de 10 graus a menos, o que nos coloca numa situação de 3,5 negativos !!!!!.

           Realmente pilotar assim não é fácil. Eu e Sérgio já passamos por isso no Deserto do Atacama, e como não estávamos preparados o resultado foi um desastre.   



           No primeiro abastecimento, com 160 km rodados, a preocupação com a falta de combustível se materializou, pois não havia combustível no posto. Ainda bem que havíamos nos prevenido.

           Neste posto havia um grupo de Italianos, sete ao todo, que viajavam pela América com motos trazidas da Europa. Todas BMW e tinham também um carro de apoio.

                                                              Fizemos uma foto dos caras.


                          As meninas exibiam os seus figurinos de “duendes esquimós”, vejam na foto.


                                            O Sérgio decidiu ajustar a corrente da moto de Otávio.


             Para complicar um pouco mais a situação de falta de combustível, o segundo posto do dia,  de tão pequeno que era, com seu único funcionário, estava fechado para o almoço.   Logo, logo o cara chegou e abasteceu nossas motos.



             Como é forte o motociclismo de aventuras nesta região. Neste mesmo posto encontramos um casal da Escócia, que também viajava pelo mundo sobre duas rodas. Vejam na foto.




              Chegamos a fronteira de saída da Argentina, a fila estava grande,  mas não demorou tanto.



            Problema foi na fronteira de entrada do Chile, tivemos que tirar todas as bagagens das motos para passar na esteira de RX....   e isso com uma chuva ameaçando cair, pois o tempo já vinha mudando.




          Saímos 20 km de nossa rota para entrar na cidade de Puerto Natales  afim de procurar abastecimento e fazer uma refeição. Logo na entrada fomos cercados por cachorros de grande porte, que lá ficam soltos pela rua e tem como “hoby”  correr atrás dos motociclistas, principalmente do que vai na frente.....

           Pegadinha: um motociclista foi mordido na canela, sem consequências e nem arranhões. Adivinhem quem foi com apenas duas dicas:  1 – è fisioterapeuta....   2 – tem dois filhos.    Acertaram ?  - Pois é, sempre ele.    
        NOTA:  O CÃO PASSA BEM.

          Depois de almoçar um sanduba  gigante, saímos da cidade novamente perseguidos  pelos cães. Pegamos a estrada sob ameaça de chuva, que com o frio  que fazia poderia complicar a nossa vida.

            Rodamos uns quilômetros e a chuva começou. Paramos fizemos uma consulta ao grupo que decidiu vestir as roupas de chuva, o que foi feito as pressas.   

           Mal terminamos, ainda sem sair do lugar,  a chuva parou  e seguimos vestidos com os trajes de chuva.  Foi bom assim, pois além das frequentes ameaças de voltar a chover as roupas especiais ajudaram a conter o frio pois a temperatura variava entre 8 e 10 graus.

           Assim chegamos a Punta Arenas,  recebidos na entrada  da cidade por mais uma matilha de cães de grande porte,  que corriam no meio do trânsito feito loucos atrás das motos, digo da moto do líder do grupo, que ainda teve que ouvir a piada de que parecia estar no “cio” pela quantidade de cães que atraia......    (autoria o engraçadinho do Otávio).   Essa vai ter forra. L

            Chegamos no hotel e tava tão tarde que o lanche foi no quarto mesmo.

           Amanhã é dia de passeio por aqui mesmo. Conhecer o histórico Estreito de Magalhães, onde Punta Arenas fica às margens,  e outras atrações.    
  
             Depois eu conto como foi.

             Até amanhã. 

3 comentários:

  1. Olá, que baita viagem, vou sair no dia 11 Jan,a viagem bem parecida porém com rotas diferentes, mas o destino é o mesmo. Da uma olhada no roteiro no meu blog: http://insetonaviseira.blogspot.com.br/
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola pessoal. Que bacana a expedicao, hein? Cheguei atrasado, mas vou comecar a ler o blog desde o inicio. Aproveitem cada segundo da viagem, pois terao saudades. Abracao em todos, especialmente p/ Ze e Gisele.
    Carlos Barbuto (Itaperuna)

    ResponderExcluir
  3. Valeu Carlos, e para você Tierre, que você faça uma viagem alegre e segura como a que estamos fazendo. Vou te acompanhar Inseto.

    ResponderExcluir